segunda-feira, 16 de junho de 2008

atividade a distância - módulo 02

A afetividade e a auto-estima na relação pedagógica


Partindo do princípio que “somos responsáveis por tudo que cativamos”, (Sain-Exupery), só conseguiremos resultado no diálogo quando conseguirmos cativar nossos educandos. Cativar no sentido mais amplo possível, torná-los criativos e acreditando em suas reais possibilidades, pois muitos de nossos adolescentes e jovens encontram-se desacreditados de si, perante uma sociedade que prioriza o ter ao ser. Nesse contexto é fundamental a presença do professor como mediador, não como único detentor do saber, mas sim, aquele que interage com segurança em seus conhecimentos sem no entanto menosprezar o conhecimento e a interferência do educando em suas atividades pedagógicas.
Outrossim, precisamos nos acolher mutuamente como seres humanos que necessitam aprender a conviver em sociedade, a partilhar bons e maus momentos, sem perdermos o foco educacional. Porque muitas vezes encontramos educadores que acreditam poder transmitir seus conhecimentos a educandos que não estão inteiros em sala, porque também são frutos de uma sociedade que corre atrás de quantidade e não de qualidade. Perdendo-se por assim dizer, o elo entre os seres humanos capazes de crescerem e encontrarem um denominador comum: o melhor aproveitamento da vida com qualidade, eqüidade e plena realização pessoal.


http://www.eca.usp.br/prof/moran/

Um comentário:

Cibele disse...

Que bom que nosso time conseguiu!!!!
Seu blog está muito lindo. Continue postando.!!!